quarta-feira, 27 de agosto de 2008

FLAMENGO

O Clube de Regatas do Flamengo é um clube poliesportivo brasileiro com sede na cidade do Rio de Janeiro fundado para disputas de remo em 1895. Criado no bairro de mesmo nome, o clube mudou-se para o bairro da Gávea na primeira metade do século XX.

Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são o Mundial Interclubes e a Copa Libertadores de 1981. Além disso, detém ao lado do Botafogo, a maior seqüência invicta do futebol brasileiro, 52 partidas sem derrotas em 1979[1].

O Flamengo é o clube com o maior números de torcedores do Brasil e do mundo de acordo com pesquisas do IBOPE[2], Datafolha[3] e revista Mundo Estranho[4], respectivamente. Estima-se ter uma torcida entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil. Tais parâmetros indicam uma diferença de mais de 10 milhões de torcedores para a segunda colocada.

Numa pesquisa feita pela FIFA, o Flamengo foi eleito o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto maior das Américas.

Em 2007, foi sancionado pelo governador Sérgio Cabral Filho o Dia do Flamengo[5]. A data comemorativa no calendário do estado do Rio de Janeiro homenageia a fundação do clube rubro-negro. Também em 2007, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro César Maia tombou a Torcida do Flamengo[6] como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de alegria no Maracanã e em diversos estádios.



Nenhum comentário: