sábado, 6 de dezembro de 2008

Mutirão de cidadania mobiliza moradores de Cabrobó



O 14º Batalhão Logístico realizou do dia primeiro a 05/12 um mutirão de cidadania, em Cabrobó-PE durante a operação Oásis. De acordo com o Tenente-Coronel, Roberto de Oliveira, a operação tem por objetivo garantir a lei e a ordem (GLO), realizar Ações Cívico-Sociais (ACISO), garantir a segurança das obras da transposição realizadas pelo 1º Grupamento de Engenharia de Construção (1º Gpt E Cnst), proteger as hidrelétricas e preparar as tropas para missões de segurança.

Essa é a terceira ACISO sediada em Cabrobó. Este ano, as ações contam com a parceria de entidades civis como SEST-SENAT, SENAI, SENAC e a prefeitura da cidade, que prestam serviços nas áreas de saúde, com atendimento médico e odontológico e orientações de saúde preventiva; cidadania, cultura e lazer, com recreação, pinturas, palestras, leitura e distribuição de livros, corte de cabelo e emissão de documentos, além de atividades cívico-militares e de engenharia.

Os atendimentos médico e odontológico foram realizados durante os dias 2 e 3 de dezembro no Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar e no dia 4 no Centro de Referência de Ação Social (CRAS) da Aldeia Truká .Para a moradora Carla Neres, mãe de duas filhas, estas ações complementam os serviços ausentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade como ginecologia e pediatria. Contudo, o diretor do Hospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar, Ricardo Bezerra afirma que, por ser um hospital de pequeno porte, atendimentos como estes, geralmente são encaminhados para Petrolina ou Salgueiro ou feitos através de ações programadas como esta. No mutirão da cidadania, sete profissionais realizam aproximadamente 240 atendimentos por dia.Já Girlene Bezerra Cavalcante, mãe de três filhos, acompanhou a recreação realizada no Ginásio Araujão na tarde da quarta-feira (03/12). Ela afirma que as atividades contribuem para o desenvolvimento das crianças e deveriam ser feitas mais vezes, pois as “tiram das ruas e dos lixões” além de “incentivar muito as crianças que não querem escovar os dentes”, conta.

Nenhum comentário: