domingo, 26 de outubro de 2008

Deus e a globalização



“Globalização” é o termo para definir a crescente interdependência de povos e países. Amartya Sem, prêmio Nobel em economia, diz que a globalização “deu uma grande Contribuição científica e cultural ao mundo, além de beneficiar a muitos em sentido econômico”.


Contudo a maior preocupação com a globalização é que ela aumentou o fosso entre os ricos e os pobres. Embora a riqueza global sem dúvida tenha aumentado, ela se acha concentrada nas mãos do menor número de pessoas e países.


O patrimônio líquido das 200 pessoas mais ricas da Terra é maior do que a renda conjunta de 40% da população do planeta, ou seja, cerca de 2,4 bilhões de pessoas. E ao passo que os salários continuam a aumentar em países ricos, 80 paises pobres tiveram uma diminuição na renda média nos últimos dez anos.


Outra preocupação é que o mercado mundial está mais interessado em lucro do que na preservação ambiental. Agus Purnomo, diretor do Fundo Mundial para a Natureza na Indonésia, explicou o dilema: “Estamos numa corrida constante com o desenvolvimento... Temo que dentro de uma década todos nós teremos consciência da necessidade de preservar o meio ambiente, mas talvez seja tarde demais”.


A Bíblia prediz que no futuro próximo um governo global unirá a humanidade com base no altruísmo, não em capital ou tecnologia. Será bem-sucedido porque tem o poder e os mecanismos para tomar ação global em beneficio de toda a humanidade.


O próprio Jesus Cristo deu destaque a esse governo global ao ensinar seus seguidores a orar: “Venha teu reino, Realize-se tua vontade, como no céu, assim também na Terra”. (Mateus 6-10 – 41EC)


A Bíblia promete: “Com Justiça julgará os necessitados e defenderá os direitos dos pobres”. (Isaías 11:4 – 732-AC) Em relação a Terra: “o deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas”. (Isaías 35:1 – 732AC) Em lugar de fome, “virá a haver bastante cereal na Terra” (Salmo 3:9 – 460 AC)+
"O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros". Confúcio

Nenhum comentário: