segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sentir outra vez...


Relacionamentos já são difíceis por natureza. Seja no trabalho, com a vizinhança, entre pais e filhos e principalmente os conjugais. São inúmeras as condicionantes a serem consideradas, porém existe uma anomalia afetiva que dificulta por demais o entendimento entre os pares. É o famigerado ressentimento. A própria palavra se define: sentir de novo.
Pessoas que não conseguem resolver seus problemas afetivos porque não reconhecem sua parcela de culpa, sua incapacidade de amar e suas limitações fazem uso deste recurso para se defender do fracasso da relação. É natural sentir-se mal quando atingido em seu íntimo, o que não é normal é viver isso dia a dia, momento a momento. Algo que aconteceu no passado e que é lembrado constantemente como forma de ataque e defesa. Ninguém é obrigado a perdoar, até porque para isto é necessário nobreza. E hoje em dia isto é muito raro na maioria dos corações.
Ao alimentar a mágoa todos os dias é natural que esta cresça feito um bicho grande e de garras afiadas, a arranhar diariamente o que por ventura ainda restar de respeito e consideração entre as partes. É uma forma muito triste de viver esta de perpetuar as falhas alheias como se estivesse a cobrar pelo erro com juros eternos, sem nunca pagar pelos seus próprios.





O objetivo do perdão não é premiar o perdoado, mas libertar o perdoador.

Nenhum comentário: