sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A dor fotografada.




Em oito de junho de 1972, um avião norte-americano bombardeou a população de Trang Bang com napalm. Ali se encontrava Kim Phuc e sua família. Com sua roupa em chamas, a menina de nove anos corria em meio ao povo desesperado e no momento, que suas roupas tinham sido consumidas, o fotógrafo Nic Ut registrou a famosa imagem. Depois, Nic levou-a para um hospital onde ela permaneceu por durante 14 meses sendo submetida a 17 operações de enxerto de pele.




Hoje em dia Pham Thi Kim Phuc está casada, com dois filhos e reside no Canadá onde preside a "Fundação Kim Phuc", dedicada a ajudar as crianças vítimas da guerra e é embaixadora da UNESCO.
Qualquer um pode notar nestas crianças a profundidade da dor e do desespero, o mais fiel retrato de quem realmente sofre numa guerra, seja ela qual for. Então quando alguém tentar lhe convencer que o combate que se dá é em nome da democracia ou da soberania de sua pátria, não acredite. Sempre há um interesse econômico por trás de qualquer beligerância, e nenhum com a saúde e bem estar das crianças, sejam elas mulçumanas, européias, americanas ou da nossa favela.

Nenhum comentário: