segunda-feira, 15 de setembro de 2008

OS DEZ TIPOS DE LIBIDO.



A terapeuta sexual australiana Sandra Pertot é autora do livro "Os dez tipos de libido", que explica como o desejo sexual se manifesta de maneiras diferentes nas pessoas e define quais são os principais perfis. Tanto em homens quanto em mulheres, os tipos "sensual" e "erótico" costumam ser predominantes.

Na obra ela explica como a libido pode afetar um relacionamento e dá dicas para que o casal supere suas incompatibilidades sexuais, procurando alternativas para equilibrar o desejo. Eu ainda não li, mas me parece ser bem interessante.

Descubra qual é o seu perfil:

Sensual – para essas pessoas o sexo é uma parte importante do relacionamento. Ver que o parceiro está satisfeito na cama aumenta ainda mais o prazer e estimula a libido. O orgasmo não costuma ser o mais importante, pois o sexo é a expressão do vínculo emocional e uma forma de reforçar seus sentimentos pelo outro.

Erótico – nesse caso, sexo é quase um hobby. São pessoas que gostam de contos eróticos, brinquedos sexuais e novas experiências na cama. As transas intensas são importantes para a manutenção do relacionamento. Esse perfil gosta de se sentir desejado e costuma investir em práticas como swing ou sexo a três.

Dependente – este perfil não lida bem com a falta de sexo. As relações sexuais são uma forma de aliviar a ansiedade, o que pode colocar uma pressão desnecessária no parceiro, principalmente se ele não tiver um desejo compatível com o seu.

Reativo – quem se enquadra nessa categoria não costuma pensar em sexo se não estiver em uma relação, por isso a vida sexual acaba sendo definida pelo ritmo do outro. Essas pessoas
valorizam mais o envolvimento emocional.

"Por direito" – acham que a sua visão do sexo é a "correta" e não precisam de muita variedade para ficarem satisfeitos. Ao mesmo tempo, criam idéias fantasiosas do que os outros casais fazem na cama, o que pode trazer estresse para o relacionamento.

Vicioso – precisa de novos parceiros para se sentir valorizado. Pode, inclusive, ter uma relação saudável e 'pular a cerca' de vez em quando. Costuma perder o interesse pelo outro após a relação sexual.

Estressado – sente medo de não conseguir satisfazer o parceiro e se cobra quando passa por fases de pouco desejo, pois tem falta de confiança em suas habilidades sexuais.

Desinteressado – caracteriza pessoas que não sentem falta de sexo, mas têm dificuldade de assumir isso. Costumam ter relações sexuais para agradar o parceiro e geralmente nascem com baixa libido (o que pode ser contornado com auxílio médico).

Desconectado – nesse perfil o sexo não é prioridade. Apesar de valorizar a transa, basta aparecerem problemas ou cobranças excessivas para a pessoa esquecer o prazer sexual.

Compulsivo – aqui o sexo não costuma estar ligado a sentimentos. As relações sexuais, em geral, são alimentadas por momentos de ansiedade e tensão emocional. Tendem a gostar de fetiches e sentem dificuldade de excitação se esses fetiches não forem satisfeitos.

--

Nenhum comentário: