domingo, 28 de setembro de 2008

Origem dos nomes de lougradouros 1.


Datas que batizam vias revelam curiosidades que poucos cariocas conhecem. Os nomes do Boulevard, da Praça Barão de Drummond e do bairro, por exemplo, têm muito mais a ver entre si do que muitos imaginam. Todos são uma homenagem à vida e ao legado da Princesa Isabel. Já outros cantos guardam na memória e no nome fatos marcantes de nossa História.


Este 28 de setembro marca o 137º aniversário da assinatura da Lei do Ventre Livre, que libertava todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data no País. O espírito abolicionista de Drummond também se manifestou no ‘batizado’ do bairro todo. Ele era contra a escravidão e queria homenagear a princesa, por isso escolheu Vila Isabel.


Para que a justiça fosse feita, mais tarde o barão também recebeu uma reverência, dando o seu nome para o maior ponto turístico do bairro, a praça onde termina o Boulevard.Via que sempre é fechada para comemorar os aniversários do bairro.


Mas essa não é a única data eternizada na Cidade Maravilhosa. Outro exemplo é a Praça 15 de Novembro, a Proclamação da República, por muitos conhecida apenas como Praça 15. O curioso é que a proclamação não foi ali. O que marcou o local foi a expulsão da Família Real, no dia 17 de novembro de 1889.


Não se pode esquecer da Rua 1º de Março, uma importante rota do Centro do Rio, que comemora o Término da Guerra do Paraguai, em 1870. A Rua 24 de Maio, no Engenho Novo, também tem a ver com a mesma guerra, mas faz uma homenagem à Batalha de Tuiuti. A Rua Dois de Dezembro, no Flamengo, marca o nascimento do imperador Dom Pedro II. Já na Baixada, o bairro 25 de Agosto comemora o aniversário de Duque de Caxias, que batiza a cidade.


É comum haver confusões. Um desses exemplos é a Rua 19 de Fevereiro, em Botafogo. Foi o dia da 2ª Batalha dos Guararapes, em 1964, e a passagem dos encouraçados brasileiros pela Fortaleza de Humaitá, na Guerra do Paraguai, em 1866. Esta ocasião também inspirou o nome do bairro Humaitá e da Rua da Passagem, em Botafogo.

Nenhum comentário: